sábado, 19 de setembro de 2015


Ouroborus

"The snake biting its own tail."

    Shown as a four-legged animal that resembles more a dragon than a snake - is the alchemical belief that matter is in a constant cycle of destruction and creation. This was a golden symbol: the oldest ancestor of the snake drew Eve with the temptation of forbidden knowledge; and the Gnostics notched his devouring offspring tails in their rings and pendants. (Secrets of the Alchemists - Unknown Mysteries, Page 25)

The more complex challenge in studying alchemy is to understand the symbolism. We will find various symbols with numerous settings. It was the way the ancients had to preserve their knowledge and progress in the Great Work.

To deepen it is interesting to focus on studying a little "Hermetic language," I'll bring some general symbols and definitions for better understanding.

"Alchemists believe that the seven major metals had grown as embryos under the earth, each under the influence of one of the seven planets."

MERCÚRIO/MERCÚRIO
ESTANHO/JÚPITER                 CHUMBO/SATURNO



OURO/SOL               PRATA/LUA


COBRE/VÊNUS      FERRO/MARTE


OUROBORUS

"A serpente que morde a própria cauda."

    Mostrada como um animal de quatro patas que lembra mais um dragão do que uma serpente - representa a crença alquímica de que a matéria está em um ciclo constante de destruição e criação. Este foi um símbolo dourado: o mais antigo ancestral da serpente atraiu Eva com a tentação do conhecimento proibido; e os gnósticos entalharam sua progênie devoradora de caudas em seus anéis e pendentes. (Segredos dos Alquimistas - Mistérios do Desconhecidos, Pág:25)

O desafio mais complexo em estudar alquimia é a compreensão da simbologia. Vamos encontrar diversos símbolos com inúmeras definições. Era a maneira que os antigos tinham de preservar seus conhecimentos e progresso na Grande Obra.

Para se aprofundar é interessante se concentrar em estudar um pouco a "Linguagem Hermética", Trarei alguns símbolos gerais e definições para melhor compreensão.

"Os alquimistas acreditam que os setes metais principais haviam crescido como embriões sob a terra, cada um sob a influência de um dos sete planetas."




MERCÚRIO/MERCÚRIO
ESTANHO/JÚPITER                 CHUMBO/SATURNO



OURO/SOL               PRATA/LUA


COBRE/VÊNUS      FERRO/MARTE


          

Iniciante


   Iniciando na Alquimia

 Ninguém desconhece que um dos maiores mistérios do Mundo é a Alquimia e acreditem se quiserem uma grande parte da população não faz minima do que se trata.
Alguns tem uma noção, por terem lido alguns livros, outros por terem visto um filme e até aqueles que curtem um jogo de RPG. Mas na verdade quem são? O que são? Qual seu objetivo aqui na Terra?

Ainda não sei, mas quero descobrir.

Tenho uma filosofia antiga desde jovem, o que me fez a ter a vontade de fazer esse blog, onde:
"Todo o conhecimento deve ser compartilhado" E outro "Todo conhecimento que recebes de graças da-e de graça". (Esse é mais conhecido).

Mas pra ser sincero minha intensão tão somente falar sobre o que descobri e sobre os conhecimentos que tenho dessa antiga arte. Tive a oportunidade de ler vários livros, assisto muitos videos e documentários e conversei com muitas pessoas. No entanto ainda tenho a impressão que nada sei.

Quero compartilhar até onde cheguei e tudo que descobrir. Se me for permitido tudo que entender ou explicar.

Não sou nenhum Dr. de Harvard ou mesmo gênio da ciência. Sou simplesmente um cara com imaginação e crença em que tudo pode acontecer e que um dia entenderei um pouco mais do nada sei.

Vou postar semanalmente alguns dos ensinamentos que obtive. Aqueles que quiserem saber mais, é só acompanhar, quem sabe podemos formar uma nova ordem de alquimistas.

1º Lição: "Tudo que há em cima, está embaixo..." - Hermes Trismegisto

Atenciosamente,

O Aprendiz da Alquimia